O VIII Fórum Internacional de Ginástica para Todos (FIGPT) será realizado de 13 a 16 de Outubro de 2016, nas dependências da Faculdade de Educação Física da Unicamp e do Sesc, ambos situados na cidade de Campinas – São Paulo - Brasil.
O objetivo desse evento, desde sua primeira edição como Fórum Internacional de Ginástica Geral, é ser um espaço de troca de experiências e de conhecimentos acadêmicos acerca da Ginástica para Todos, almejando melhor desenvolvê-la. Para atender esse objetivo, trazemos convidados nacionais e internacionais em nossa programação e contamos com a participação dos congressistas para essa partilha.
A programação orientada pelo tema “Conectando diferenças” é composta de conferências, mesas temáticas, apresentação de trabalhos científicos (em forma de pôster, fotografias e vídeo), cursos, festivais, tenda livre, encontros paralelos e lançamento de livros. Cada uma dessas atividades pode melhor ser apreciada no final desta página.
A temática "Ginástica para Todos: contectando diferenças" visa trazer os debates conceituais e da práxis dessa manifestação ginástica, que possui como um de seus elementos fundantes ou como uma de suas principais características, a valorização das diferenças. Nesse sentido, a Ginástica para Todos (GPT) valoriza a diversidade de gênero, etnias, culturas, biotipos, faixas etárias, níveis de performance, dentre outras diferenças humanas, conectando-as numa experiência coletiva, criativa, prazerosa e artística.
Este evento é organizado, desde a primeira edição, pela parceria entre o Grupo de Pesquisa em Ginástica da Faculdade de Educação Física da Unicamp e o Serviço Social do Comércio (Sesc-SP).
Sejam bem-vindos!
A partir da parceria entre o Grupo de Pesquisa em Ginástica da Faculdade de Educação Física da Unicamp – GPG Unicamp com o Serviço Social do Comércio da Unidade de Campinas – Sesc Campinas, ocorre o Fórum Internacional de Ginástica para Todos (FIGPT), anteriormente denominado de Fórum Internacional de Ginástica Geral. A organização da VIII edição conta com os seguintes representantes dessas instituições:
UNICAMP
Profa. Dra. Laurita Marconi Schiavon (FEF-GPG)
SESC
Profa. Ruth dos Santos
Profa. Luciane Pierin
UNICAMP
Profa. Dra. Eliana de Toledo – FCA
Profa. Dra. Elizabeth Paoliello – GPG
SESC
Prof. Fabiano Mastrodi
Profa. Rejana Nogueira
UNICAMP
Eliana Ayoub, Michele Viviene Carbinatto, Mônica Caldas Ehrenberg, Marília Del Ponte de Assis, Daniela Bento Soares e Amanda Sousa do Nascimento
SESC
Denis Salzano
UNICAMP
Marco Antonio Coelho Bortoleto
SESC
Valquíria Pinheiro
UNICAMP
Helaine Lima e Cintia Moura de Souza
SESC
Fabiano Bragantini Mastrodi
UNICAMP
Andrea Desiderio, Rafaela Rodrigues e Giovanna Saroa
SESC
Rejana Nogueira e Vitor Pereira Paschoalik
UNICAMP
Tabata Larissa Almeida eTamiris Patrício
SESC
Marcelo Paulino
UNICAMP
Emerson Teodorico Lopes
SESC
Carolina Reis da Silveira
SESC
Camila Amaral Tavares
UNICAMP
Maria Gabriela Fuga, Laura Tostes e Douglas Silva
UNICAMP
Kizzy Antualpa e Bruna Locci
SESC
Jadiel F. Santos
UNICAMP
Fernanda Menegaldo e Fábio Maraucci
SESC
Elianne Pires / Alexandre Porto
SESC
Monica Bonon, Daiane Pessoa Berto e Andreza Chiquetto
UNICAMP
Letícia Bartholomeu de Queiroz Lima, Marina Ággio Murbach e Mateus Henrique de Oliveira
SESC
Fernanda Borges e Fernando Bisan
UNICAMP
Larissa Graner
Este evento teve seu início no ano de 2001, como um projeto de abrangência internacional entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio do Grupo de Pesquisa em Ginástica (GPG) e do Grupo Ginástico Unicamp (GGU), e o Serviço Social do Comércio (Sesc-SP), motivado pelo sucesso alcançado na realização do Fórum Brasileiro de Ginástica Geral, em 1999.
A partir de 2001, o apoio da Internacional Sport and Cuture Association (ISCA) veio consolidar a participação de grupos, palestrantes e congressistas de vários países, colaborando para o alcance do reconhecimento da comunidade internacional, tornando este um evento de referência na área da Ginástica.
As edições seguintes foram realizadas nos anos de 2003, 2005, 2007, 2010, 2012 e 2014, nas dependências do Sesc Campinas e da Faculdade de Educação Física da Unicamp, trazendo em sua programação três eixos fundamentais para a compreensão e o desenvolvimento da área:
- Científico: com a realização de conferências, mesas temáticas e apresentação de trabalhos científicos (em formato de Pôster, Fotografias ou Vídeo);
- Pedagógico: oferecendo cursos, mostras pedagógicas, oficinas para escolares e capacitação de professores da rede estadual e municipal de ensino, dentre outros profissionais envolvidos com a GPT em outros setores sociais;
- Artístico: com a realização de festivais e tenda livre (apresentações espontâneas durante o evento).
Além de uma intensa programação, o Fórum também abre espaço para encontros paralelos de organizações como a ISCA, a Federação Paulista de Ginástica (FPG) e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), além de grupos temáticos, como o de Docentes de Ginástica no Ensino Superior. Destacam-se ainda, as sessões de lançamento de livros, que têm valorizado e contribuído para difundir a produção bibliográfica da área.
O Fórum Internacional de Ginástica para Todos (FIGPT) realiza ainda, Encontros Preparatórios em várias unidades do Sesc-SP, durante o ano do evento, com palestras, cursos e festivais, para professores e público interessado, orientados (ou ministrados) por pesquisadores do GPG-Unicamp e por profissionais que já atuam na rede Sesc com a GPT.
Em cada edição, um tema é escolhido para orientar e harmonizar toda a programação, procurando trazer à discussão as tendências atuais e atender as necessidades que se destacam:
2001 – Ginástica Geral: da formação profissional ao mercado de trabalho
2003 – O Mundo da Ginástica Geral na Ginástica Geral do Mundo
2005 – Direitos do Corpo
2007 – Ginástica Geral: identidade e práticas coletivas
2010 – Cultura da Ginástica: concepções e práticas
2012 – Esporte para Todos: dimensões da formação em ginástica
2014 – Ginástica: movendo pessoas, construindo cidadania
A presença de grupos internacionais convidados, em todas as edições, tem estimulado a prática da GPT e favorecido o intercâmbio entre grupos e profissionais, além de mostrar as infinitas possibilidades de prática em cada cultura e estimular a criatividade nos vários aspectos coreográficos. Nas sete últimas edições, o Fórum recebeu 23 grupos internacionais, originários de países como: Argentina, Alemanha, Bélgica, Chile, Dinamarca, Finlândia, Itália, Japão, Portugal, Peru, Suécia e Uruguai.
Os números abaixo permitem uma visão geral sobre a dimensão e abrangência do evento:
Em 2016, comemora-se 15 anos de promoção desse evento. Em sua oitava edição, o Fórum ganha nova roupagem, e antes denominado como Fórum Internacional de Ginástica Geral, para, a partir de agora a intitular-se Fórum Internacional de Ginástica para Todos.
A mudança do nome do evento foi amplamente analisada e discutida no interior do Grupo de Pesquisa em Ginástica da FEF-Unicamp (GPG), a partir da decisão da Federação Internacional de Ginástica (FIG), em 2007, de mudar o termo Ginástica Geral para Ginástica para Todos.
Dentre os motivos que levaram o GPG, com apoio do Sesc, a decidir pela troca do título do evento, destacam-se: o favorecimento do diálogo e da comunicação internacional, relacionados à produção científica; o reconhecimento da tendência internacional por ter o Fórum essa abrangência, além da contribuição para a legitimação da área no Brasil e na América Latina, pois a duplicidade de termos dificulta o entendimento e o reconhecimento desta pratica, especialmente na área esportiva, escolar e midiática.
VIII Fórum Internacional de Ginástica para Todos!
Que esse encontro de pessoas de todos os cantos, tendo a ginástica como elo, promova novas ideias, novos projetos, novos contatos e seja inspiração para promover a prática da ginástica ao maior número possível de pessoas, respeitando as diferenças e aproveitando suas infinitas possibilidades.
PARTICIPE!
Clique aqui e inscreva-se