06 - 09 outubro 2022   
Campinas - São Paulo - Brasil   

Programação



QUINTA | 06/10 – SESC

9h às 10h – Central de Atendimento do Galpão
Credenciamento

10h às 13h – Galpão Multiuso
Curso 1 – A Ginástica para Todos é realmente para todes? Diálogos/caminhos sobre a representatividade negra
Dra. Kizzy Antualpa

10h às 13h – Ginásio
Curso 2 – Acrobacias individuais
Dr. Flavio Bessi

10h às 13h – Sala Corpo e Arte
Curso 3 – Deficiência e inclusão na GPT
Me. Franciny dos Santos Dias e Analú Faria

10h às 11h30 – Salas de Atividades 4 e 5
Curso 4 – Como organizar um festival de Ginástica Para Todos
Daniella Pacheco e Eduardo Garcia

10h às 13h – Galpão GMF
Curso 5 – Ginástica Acrobática Familiar
Ximena Rodríguez

10h às 13h – Teatro
Curso 6 – Encontro de Coletivos
Mediadora Dra. Eliana de Toledo

13h30 às 14h30
Intervalo / Almoço

14h30 às 16h - Teatro
Sala de Imagens - Apresentação de trabalhos imagéticos

16h às 17h30 – Galpão Multiuso
Curso 7 – Ritmo e movimento
Inês Artaxo

16h às 17h30 – Ginásio
Curso 8 – Luta pela cultura que resiste: tradição indígena na GPT
Me. Lionela da Silva Corrêa

16h às 17h30 – Galpão GMF
Curso 9 – Pedagogia em debate: a GPT aos olhos do Grupo Ginástico Unicamp (GGU)
Dr. Marco A. C. Bortoleto e Thaís Gonçalves

16h às 17h30 – Espaço Arena
Curso 10 – Diálogos interculturais entre o Parkour e a GPT: Performance artística e inclusão social
Gabriel de Andrade Novo

16h às 17h30 – Teatro
Curso 11 – Gestão na Ginástica para Todos: estratégias de ação
Dra. Michele Viviene Carbinatto

18h às 19h
Intervalo / Jantar

19h às 19h30 - Galpão Multiuso
Abertura

19h30 às 20h30 – Galpão Multiuso
Conferência de Abertura
Dra. Angela Brêtas

20h30 às 21h – Galpão Multiuso
Festival Recomeçar

21h - Jardim do Galpão
Encontro Festivo


SEXTA | 07/10 – UNICAMP

9h às 10h30 – Salas de aula da FEF/Unicamp
Comunicação Oral

10h30 às 11h
Intervalo / Café

11h às 12h30 – Auditório I - CDC Unicamp
Mesa Temática 1 - Os Caminhos Trilhados da GPT nas Américas e no Brasil
Com Dra. Evelise Amgarten Quitzau, Dra. Michele Viviene Carbinatto, Ximena Rodriguez
Mediação: Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto.

12h30 às 14h
Intervalo / Almoço

14h às 16h
Comunicação Oral – Salas de aula da FEF/Unicamp

16h às 16h30
Intervalo / Café

16h30 às 18h – Salão de Dança - FEF/Unicamp
Curso 12 - Processo criativo pautado na Pedagogia Freiriana
Dra. Priscila Lopes

16h30 às 18h – Ginásio – FEF/Unicamp
Curso 13 - Fitness – O 3º “F” da filosofia da GPT
Graciella Nadal

16h30 às 18h – Sala de Ginástica LABFEF – FEF/Unicamp
Curso 14 - Ginástica Para Todos para crianças e famílias
Thais Rodrigues e Thaís M. Almeida

16h30 às 18h – Sala de Lutas LABFEF – FEF/Unicamp
Curso 15 - GPT na escola
Me. Cintia Moura

16h30 às 18h – Salas de aula da FEF/Unicamp
Curso 16 Ginástica para Todos e relações sociais: transitando entre diferença, reconhecimento e amizade
Me. Fernanda R. Menegaldo

16h30 às 18h – Auditório III - CDC – Unicamp
Curso 17 - A colaboração do pensamento sobre o corpo no campo das Artes na Ginástica Para Todos
Me. Renata Matsuo e Paulo Cavalcante

16h30 às 18h – Auditório II - CDC – Unicamp
Curso 18 - Aspectos Artísticos na Ginástica para Todos
Dra. Lorena Nabanete dos Reis-Furtado

16h30 às 18h – Auditório I - CDC – Unicamp
Curso 19 - Roda de Conversa
Getúlio Furtado Marinho, Me. Lionela da Silva Corrêa, Michelle Ferreira de Oliveira
Mediação: Dra. Eliana Ayoub

18h às 20h
Intervalo / Jantar / Deslocamento para Sesc

20h às 21h30 – Galpão Multiuso Sesc
Festival Reviver


SÁBADO | 08/10 – SESC

9h30 às 12h30 – Ginásio
Curso 20 – Bioginástica: Preparação física, qualidade de vida e consciência corporal.
Tiago Haddad

9h30 às 12h30 – Galpão Multiuso
Curso 21 – Se achegue para brincar nesse terreiro: Cultura Popular e Ginástica para Todos em diálogos e processos de ressignificações
Dra. Andresa de Souza Ugaya

9h30 às 12h30 – Sala Corpo e Arte
Curso 22 – GPT Ação e Movimento para os Idosos
Me. Henrique Sanioto

9h30 às 11h – Sala de atividade 4 e 5
Curso 23 – Os Estilos de Ensino na prática pedagógica da GPT
Dra. Mariana Harumi Cruz Tsukamoto

11h às 12h30 – Sala de atividade 4 e 5
Curso 24 – Estratégia Pedagógica para a construção coreográfica coletiva: a soma das frases motoras
Dra. Daniela Bento-Soares

9h30 às 12h30 – Galpão GMF
Curso 25 – Desenhos coreográficos na Ginástica Para Todos
Me. Maria Teresa Bragagnolo Martins

9h30 às 11h – Teatro
Curso 26 – Roda de conversa
Alessandra Galvão; Dra. Lorena N. dos Reis-Furtado; Valéria Maria Gonçalves 
Mediação: Dr. Marcus Vinícius P. Ambrósio

9h30 às 12h30 – Minicampo
Curso 27 – Ginástica na República Tcheca: A experiência da SOKOL
Ms. Martin Chlumsky

12h30 às 14h30
Intervalo / Almoço

14h30 às 15h – Galpão Multiuso
Lançamento de livros

15h às 16h30 – Galpão Multiuso
Mesa Temática 2 - Coletivos em Movimento: Perspectivas de Formação na GPT

16h30 às 17h – Área de Convivência
Café e Sessão de autógrafos

17h às 17h30 – Galpão Multiuso
Celebrando 20 anos do FIGPT

17h30 às 18h30 – Galpão Multiuso
Conferência de encerramento
Dr. Udo Merkel

18h30 às 20h
Intervalo / Jantar

20h às 21h30 – Galpão Multiuso
Festival Ressoar


DOMINGO | 09/10 – SESC

10h às 11h30 – Galpão Multiuso
Festival Reencontrar 1

13h30 às 14h30 – Galpão Multiuso
Festival Reencontrar 2

15h30 às 16h30 – Galpão Multiuso
Festival Reencontrar 3



EMENTAS DOS FESTIVAIS



Festival Recomeçar

No dia de abertura, a proposta é de um Festival que tenha como ponto de partida o “Recomeçar” (dar início, principiar). Neste espaço, haverá a apresentação dos trabalhos de Ginástica para Todos (GPT), desenvolvidos por grupos convidados, que possuem um histórico de pesquisa e prática, e que vão “recomeçar” a GPT nos Festivais do Fórum. 


Festival Reviver

Reviver provém do latim vivere ('viver, estar em vida'), do verbo vivo. Neste Festival, acontece o espaço para apresentação dos trabalhos de experimentação em Ginástica para Todos (GPT) desenvolvidos em âmbito escolar e universitário, a fim de ampliar e estimular a prática da modalidade, mostrando como é possível “reviver” a GPT. 


Festival Ressoar

Ressoar é um verbo que indica soar com força; retumbar, ecoar. Também pode significar entoar ou fazer soar. Esse festival traz um espaço para compartilhar trabalhos de Ginástica para Todos (GPT) que são desenvolvidos em clubes, academias, associações e grupos autônomos que evidenciam como a GPT pode “ressoar” de maneiras tão distintas, trazendo novas tendências e formas de expressão. 


Festival Reencontrar

Reencontrar, encontrar novamente, reencontrar-se, redescobrir-se. Nada mais significativo na GPT que o encontro e o reencontro. Neste momento de encerramento e de despedida, este festival busca reafirmar a magia do encontro e a beleza do reencontro, com a presença de clubes, academias, associações, escolas, universidades e grupos autônomos.



EMENTAS E MINIBIOGRAFIAS - CONFERÊNCIAS, MESAS, RODAS DE CONVERSA, CURSOS E PALESTRAS



Conferência de Abertura

Ementa: Os valores, os princípios e as bases da GPT abrem infinitos caminhos para que sejam estabelecidas relações mais humanas e humanizadoras, em todos os sentidos. Entretanto, como reconhecem algumas de suas estudiosas, ainda há muito o que ser feito para que essa prática corporal seja verdadeiramente para todas as pessoas. Nesse sentido, para iniciarmos o debate, cabe uma questão fundamental: é possível pensar em uma GPT antirracista?

Dra. Angela Brêtas

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Psicomotricidade pela Universidade Estácio de Sá. Desenvolve pesquisas na área da História da Educação Física e do Lazer discutindo, mais especificamente, o lazer operário na primeira metade do século XX. É Professora Associada da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e foi Vice-diretora dessa mesma unidade acadêmica. É Coordenadora do Grupo ESQUINA: Cidade, Lazer e Animação Cultural, sediado na EEFD/UFRJ, desenvolve projetos de extensão da área do lazer e envelhecimento, além de coordenar projeto de extensão de Educação Física na EJA. Tem experiência na área de Educação Física atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, ludicidade, cinema, prevenção de quedas de adultos e idosos, e relação entre educação física e educação de jovens e adultos.


Conferência de Encerramento

Ementa: Esta apresentação se inicia explorando conceitos-chave, como impactos e legados; trazendo reflexões sobre os benefícios e prejuízos para as sociedades que acolhem os megaeventos esportivos; e culminando nos apontamentos sobre as crescentes preocupações e declínio das nações em não mais sediá-los.

Dr. Udo Merkel

Independente e cientista crítico-social, é formado em Ciências Sociais e Ciências do Esporte (Universidade de Colônia – Alemanha), fez mestrado em Sociologia do Esporte na Universidade de Leicester (Inglaterra) e doutorado na Universidade de Oldenburg (Alemanha). Professor aposentado da University of Brighton (Inglaterra), onde se tornou uma referência internacional nos estudos socioculturais do esporte e do lazer, incluindo o impacto dos megaeventos esportivos na sociedade. Atuou ainda como professor visitante ou pesquisador em diversas universidades na Coreia do Sul, Argentina, Brasil entre outros países; publicou dezenas de artigos em revistas internacionais de alto impacto, bem como cinco livros, com destaque para: Merkel, U. (ed.) Power, Politics and International Events: Socio-cultural Analyses of Festivals and Spectacles. London: Routledge, 2014.


Mesa Temática 1 – Os Caminhos Trilhados pela GPT nas Américas e no Brasil

Ementa: A mesa objetiva apresentar alguns dos muitos caminhos trilhados pela Ginástica nas Américas, desde as influências dos métodos europeus de Ginástica, passando pela atuação da União Pan Americana de Ginástica até a atuação em diferentes contextos sociais (clubes, escolas, federações, universidades etc.), evidenciando o protagonismo brasileiro na difusão e desenvolvimento da Ginástica para Todos, em diferentes contextos sociais (clubes, escolas, federações, universidades etc.).

Dra. Evelise Amgarten Quitzau

Graduada e Mestra em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Unicamp, e Doutora em Educação, pela Faculdade de Educação da Unicamp, tendo realizado este período da pós-graduação parcialmente na Westfälische Wilhelms-Universität Münster (Alemanha). Foi docente do Instituto Superior de Educação Física da Universidad de La Republica Uruguay (ISEF/UDELAR) e atualmente é docente da Universidade Federal de Viçosa (UFV), atuando também em comitês de associações internacionais, como a International Society for the History of Physical Education and Sport (ISHPES) e a North American Society for Sport History (NASSH).

Dra. Michele Viviene Carbinatto

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela UNICAMP. Docente na graduação e pós-graduação da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Orienta mestrado e doutorado na EEFE/USP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ginástica - GYMNUSP. Coordena o Comitê de Ginástica para Todos da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) desde 2013.

Ximena Rodriguez

Graduada em Interpretação Musical e Especialização da Academia da FIG nível 3. Atualmente é professora e técnica de Ginástica Artística no Grupo Estádio Italiano, em Santiago do Chile. Chefe da delegação chilena nas Gymnaestradas Mundiais em Lisboa 2003, Dornbirn 2007, Lousanne 2011, Helsinki 2015 e Dornbirn 2019. Colaborou como coreógrafa na abertura e encerramento da Noite de PaGU em Lousanne, Helsinki e Dornbirn. Coreógrafa da equipe chilena convidada para 3 FIG Galas, referência nas apresentações de encerramento das Gymnaestradas Mundiais.

Mediação do Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto

Professor doutor da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa em Ginástica (GPG) e ex-coordenador do Grupo Ginástico Unicamp (GGU) entre 2006-2019. Membro do Comitê de GPT da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e Presidente da Comissão de Educação da FIG. Pesquisador da GPT, autor de diversos trabalhos científicos e didáticos no assunto. 


Mesa Temática 2 – Coletivos em Movimento – Perspectivas Internacionais de Formação na GPT

Ementa: esta mesa objetiva debater como diferentes coletivos internacionais vêm atuando para desenvolver programas, projetos, eventos, dentre outras iniciativas, para a formação profissional na atuação específica da Ginástica para Todos.

Dra. Daniela Bento-Soares

Doutora em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP), com período de Estágio Sanduíche na Cardiff Metropolitan University, financiado pela CAPES (Edital 19 - PDSE). Mestra em Educação Física e graduada em Educação Física (modalidades bacharelado e licenciatura) pela mesma instituição. Membra do Grupo de Pesquisa em Ginástica - GPG, da FEF-Unicamp, do Grupo de Pesquisa Ginástica em Diálogo - LAPEGI, da FCA-Unicamp e líder do Grupo de Estudos em Atividades Gímnicas e Rítmicas - AGIR, do Centro Universitário UniEduk. Docente do Centro Universitário UniEduk e docente substituta da Unesp - Campus Rio Claro (2019 - atual). É docente permanente credenciada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) como professora e orientadora de Mestrado Profissional. Estuda e pesquisa nas áreas de Ginástica, Ginástica para Todos, Formação de Professores(as) e Treinadores(as) e Teoria Histórico-Cultural. Apaixonada por Ginástica, pessoas e relações sociais!

Dr. Flavio Bessi

Chefe do Departamento de Ginástica do Instituto de Esportes e Ciências do Esporte da Universidade de Freiburg. Especialista do COI na Solidariedade Olímpica, da FIG na International Coach Academy e da [FB] Confederação Olímpica e de Esportes em projetos de ajuda internacional. Membro para formação e treinamento de treinadores no Comitê Técnico de Ginástica Artística da Federação Alemã de Ginástica. 

Ms. Martin Chlumsky

Primeiro vice-presidente da Organização Tcheca Sokol desde 2013.  É diretor da Escola Central da Sokol desde 2013. Professor de Ginástica para Todos, Jogos e Brincadeiras na Organização Tcheca Sokol. Responsável pelo desenvolvimento de cursos educacionais Palestrante no Congresso Be Active/Move Quality na Bulgária em 2015. Co-autor e coreógrafo de duas apresentações de grande área no Slet de 2006 e 2012. Membro desde 2013 do subcomitê de Esporte Para Todos no Comitê Olímpico Tcheco. 

Mediação de Luciane Pierin

Graduada em Educação Física e pós-graduada em Dança - Fefisa. Estudante Internacional na Gymnaestikhojskolen Ollerup – Dinamarca. Ginasta em 5 edições da Gymnaestrada Mundial. Foi assistente técnica da Gerência de Desenvolvimento Físico e Esportivo do Sesc São Paulo, sendo responsável pela implantação da GPT na instituição. Atual Gerente Adjunta do Sesc São Caetano.


Curso 1 - A Ginástica para Todos é realmente para todes? Diálogos/caminhos sobre a representatividade negra

Ementa: Claramente, a GPT é uma prática que incentiva e impulsiona novos olhares de caráter sociopolítico-cultural, no entanto, ao observarmos os grupos, somos atravessados por alguns questionamentos: quem são e como são compostos os grupos que participam da GPT no Brasil? A GPT está, de fato, difundida para diferentes comunidades? Quais são os personagens presentes nesta prática? Nesta perspectiva, compreendendo a trajetória histórica da Ginástica, este curso tem como objetivo discutir e problematizar sobre o lugar do negro nesta prática “para todos”, a partir do olhar sobre a representatividade negra.

Dra. Kizzy Antualpa

Docente na Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Faculdade de Educação – Departamento III/Educação Física (FACED/UFBA).  Doutora em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP).  Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP).  Coordenadora do Grupo de Estudos em Ginástica da UFBA (GEGINBA). Membra dos grupos de pesquisa GPG/UNICAMP, LAPEGI/FCA UNICAMP, LAPE/UFRJ, Núcleo MotriS/UFBA e GEPPET/UFBA. Mãe de Rafael e Caio. 


Curso 2 – Acrobacias individuais “para Todos”

Ementa: A acrobacia representa um componente fundamental da ginástica contemporânea. Nessa oficina realizaremos uma breve introdução teórica sobre os principais aspectos para o ensino seguro das acrobacias, bem como atividades práticas com base em uma metodologia progressiva que facilite a compreensão e a aprendizagem dos movimentos, passando pelos domínios das partes críticas até alcançar a execução completa. 

Dr. Flavio Bessi 

Chefe do Departamento de Ginástica do Instituto de Esportes e Ciências do Esporte da Universidade de Freiburg. Especialista do COI na Solidariedade Olímpica, da FIG na International Coach Academy e da Confederação Olímpica e de Esportes em projetos de ajuda internacional. Membro para formação e treinamento de treinadores no Comitê Técnico de Ginástica Artística da Federação Alemã de Ginástica. 


Curso 3– Deficiência e inclusão na GPT

Ementa: A Ginástica para Todos contribui para termos acesso a uma prática que preze pela democracia, possibilitando trabalhar de forma inclusiva. Por meio da GPT o curso intitulado “Deficiência e Inclusão na GPT” propõe diferentes adaptações no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da ginástica para pessoas com deficiência física e intelectual. Além disso, fomentar os aspectos criativos nos processos coreográficos.

Analú Faria

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Formada em Técnicas Circenses na Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro e em Cinema, TV e teatro pela ENCENA Escola de Atores (Natal - RN). Aluna do Programa de Formação do Artista de Circo (PROFAC) organizado pelo Circo Crescer e Viver Rio de Janeiro entre 2016 e 2019.

Me. Franciny Dias

Bacharela e Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017/2019). Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano (2021). Atuou como Docente na Associação Vitoriana de Ensino Superior – IESFAVI, ministrando a disciplina de Ginástica Artística, como professora de dança para pessoas com deficiências múltiplas na Associação Pestalozzi da Cidade de Jaguaré/ES e como treinadora de Ginástica Rítmica no Saltare (Ginástica e Dança na cidade de São Mateus/ES). Em 2022 iniciou seu doutoramento em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Campinas- FEF/UNICAMP. Atualmente segue como pesquisadora pelo Laboratório de Pesquisas e Experiências em Ginástica - LAPEGI. 


Curso 4 – Como organizar um festival de Ginástica Para Todos

Ementa: No curso serão apresentadas as informações básicas para organização de Festivais de Ginástica Para Todos, norteados pelos eixos: planejamento, acompanhamento, execução e avaliação.

Eduardo Garcia

Licenciatura / Bacharel em Educação Física, Supervisor de Esportes no Sesc Sorocaba.

Daniella Luiza M. Boro Pacheco

Graduada em Educação Física, atua no Sesc há 33 anos e atualmente integra a equipe de educadores em atividades físico-esportivas no Sesc Piracicaba. Especialista em Pilates e trabalho com idosos, é também uma das pioneiras na organização e realização do Festival de Ginástica no Sesc Piracicaba.


Curso 5 – Ginástica acrobática Familiar

Ementa: Workshop baseado nos elementos mais básicos da ginástica acrobática que, pela sua simplicidade, podem ser trabalhados por pessoas sem experiência em ginástica. Por meio da prática de exercícios em duplas, melhora-se a confiança entre os participantes e a capacidade de assumir a responsabilidade por um resultado que exige trabalho em equipe. Com treinos e criação de coreografias, os laços de afeto entre os participantes são fortalecidos, alcançando efeitos de grande emoção.

Ximena Rodríguez

Graduada em Interpretação Musical e Especialização da Academia da FIG nível 3. Atualmente é Professora e Técnica de Ginástica Artística no Grupo Estádio Italiano, em Santiago do Chile. Chefe da delegação chilena nas Gymnestradas Mundiais em Lisboa 2003, Dornbirn 2007, Lousanne 2011, Helsinki 2015 e Dornbirn 2019. Colaborou como coreógrafa na abertura e encerramento da Noite de PaGU em Lousanne, Helsinki e Dornbirn. Coreógrafa da equipe chilena convidada para 3 FIG Galas, referência nas apresentações de encerramento das Gymnaestradas Mundiais.


Curso 6 - Encontro de Coletivos

Ementa: Esta é a quarta edição deste encontro que objetiva constituir e consolidar uma rede de contatos e interesses, a partir da troca de saberes e experiências na área da GPT, com a apresentação de coletivos (grupos), e debate de temas emergentes (em nível local e nacional), com vistas à proposição de iniciativas em prol do desenvolvimento da prática. Maiores informações no link: https://www.forumgpt.com/2022/encontro-de-coletivos.php

Coordenação: Dra. Eliana de Toledo

Coordenação. Licenciada em Educação Física e Graduada em Treinamento em Esportes pela FEF/Unicamp, onde também concluiu seu mestrado. Doutora em História pela PUC-SP, e pós-doutora no CERU – Centro de Estudos Rurais e Urbanos – FFLCH/USP. Membra fundadora e ainda atuante no Grupo de Pesquisa em Ginástica (FEF/Unicamp), e líder do LAPEGI – Laboratório de Pesquisas e Experiências (FCA/Unicamp). Docente do curso de Ciências do Esporte (FCA/Unicamp) e do Programa de Pós-graduação em Educação Física (FEF/Unicamp). Atua também como coordenadora do Comitê de GPT da Federação Paulista de Ginástica.


Curso 7 - Ritmo e Movimento

Ementa: O curso visa mostrar a importância do ritmo agregado ao movimento como conscientização corporal. Utilizaremos pulso, compassos, frases musicais através de exercícios e jogos rítmicos, explorando o lúdico e a percussão corporal. Percepção do ritmo individual e grupal trabalhando os aspectos rítmicos em compassos binários, ternários e quaternários juntamente com seus diferentes andamentos.

Inês Artaxo

Arte-educadora e pesquisadora das artes do movimento. Educadora Física e pedagoga como formação. Pós-graduada em Dança. Professora do conteúdo de Educação Rítmica Corporal e Abordagens Corporais Terapêuticas da Universidade Estácio de Sá. Professora Universitária há 35 anos. Coordenadora do curso de Pós-graduação em Dança e Consciência Corporal da Estácio de Sá.


Curso 8 - Luta pela cultura que resiste: tradição indígena na GPT

Ementa: Refletir sobre as lutas e resistências dos povos indígenas no Brasil. Apresentar movimentos dos povos originários, utilizados em diferentes celebrações indígenas. Correlacionar os movimentos das danças indígenas com os movimentos utilizados no boi-bumbá amazônico (mais especificamente as de arena). Mostrar como os movimentos das danças indígenas, que também são utilizadas na arena do boi-bumbá, podem se entrelaçar com elementos gímnicos e constituírem as composições coreográficas da Ginástica para Todos (GPT).

Me. Lionela da Silva Corrêa 

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Mestre em Ciências da Saúde pela UFAM. Doutoranda da Escola de Educação Física e Esporte – EFEE da Universidade de São Paulo – USP. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ginástica da USP - GYMNUSP. Docente do quadro efetivo da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF/UFAM. Coordenadora do Programa de dança, atividades circenses e ginástica – PRODAGIN. 


Curso 9 – Pedagogia em debate: a GPT aos olhos do Grupo Ginástico Unicamp (GGU)

Ementa: por mais de três décadas o Grupo Ginástico Unicamp (GGU) vem desenvolvendo sua proposta pedagógica à Ginástica para Todos (GPT), combinando o estudo científico realizado pelo Grupo de Pesquisa em Ginástica (GPG - FEF/UNICAMP) com a dinâmica cotidiana de um grupo universitário e suas múltiplas experiências (festivais, oficinas, viagens etc.). Desse modo, discutiremos algumas das particularidades desta perspectiva pedagógica, incluindo o fomento à participação ativa e coletiva, a busca pela autonomia individual e grupal, formas criativas de incorporar implementos às composições coreográficas, o reconhecimento da cultural local e o diálogo com outras expressões culturais e, por fim, o fortalecimento da diversidade em todas as suas dimensões (éticas, estéticas, técnicas e culturais).

Dr. Marco A. C. Bortoleto

Professor doutor da Faculdade de Educação Física da UNICAMP; membro do Grupo de Pesquisa em Ginástica (GPG) e ex-coordenador do Grupo Ginástico Unicamp (GGU) entre 2006-2019. Membro do Comitê de GPT da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e Presidente da Comissão de Educação da FIG. Pesquisador da GPT, autor de diversos trabalhos científicos e didáticos no assunto. 

Thaís Cristina Gonçalves

Formada em bacharelado e licenciatura em Educação Física pela UNICAMP e integrante do Grupo Ginástico Unicamp desde 2005. Ex-ginasta e treinadora de Ginástica Rítmica desde 2008 atuando em clubes e escolas de iniciação ao alto rendimento. Membra da Confederação Brasileira de Ginástica Estética de Grupo. Fez capacitação com a Life Skill Brasil para incluir o desenvolvimento positivo de jovens nas aulas e o desenvolvimento de habilidades para vida. 


Curso 10 - Diálogos interculturais entre o Parkour e a GPT: Performance artística e inclusão social

Ementa: Desde seu início, as Disciplinas do Deslocamento conquistaram seu espaço dentro do ambiente performático, apresentando movimentos distintos do padrão e trabalhando com os limites sociais impostos pela nossa comunidade. Em específico, a cultura apresentada pela Arte do Deslocamento demonstra uma possibilidade de empoderamento através do movimento, transformando não apenas o corpo, mas também a mente de seus praticantes, sendo uma ótima ferramenta para enriquecer a cultura gímnica e mostrar outras formas de enxergar o mundo quando estamos em diálogo.

Gabriel Andrade Novo

Bacharel em Ciências do Esporte pelas Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp e atual representante da ADD Academy no Brasil, esteve trabalhando nos últimos anos na expansão da Cultura do Deslocamento e no empoderamento dos praticantes e profissionais relacionados com a prática da Arte do Deslocamento (ADD) na América Latina, buscando estimular, promover e organizar as Disciplinas do Deslocamento, representando aqui as três vertentes: a Arte do Deslocamento, Freerunning e Parkour. Dentre as diversas atividades já realizadas desde 2015 por meio de pesquisas, oficinas, encontros e seminários, temos como marcos temporais o intercâmbio e realização do curso de primavera na Gymnastikhøjskolen i Ollerup na Dinamarca, o qual trouxe uma formação com especialidade na temática de Parkour e liderança não-governamental, além da participação na diretoria da Associação de Parkour do Interior de São Paulo - In Flow (2017-2021) e na Organização das Disciplinas do Deslocamento de São Paulo - ODDSP (2021-2022).


Curso 11 - Gestão na Ginástica para Todos: estratégias de ação

Ementa: O curso apresentará a organização federativa da Ginástica para Todos, em diferentes níveis (estadual, nacional e internacional), para efetivação de ações estratégicas ao desenvolvimento da GPT, com base nas produções acadêmicas e na experiência. Indicará fluxograma de participação e/ou organização de eventos nacionais e internacionais, bem como a oficialização da GPT no Sistema de Gestão da CBG.

Dra. Michele Viviene Carbinatto

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela UNICAMP. Docente na graduação e pós-graduação da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Orienta mestrado e doutorado na EEFE/USP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ginástica - GYMNUSP. Coordena o Comitê de Ginástica para Todos da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) desde 2013.


Curso 12 - Processo criativo pautado na pedagogia freiriana

Ementa: O curso tem como intenção partilhar experiências com a pedagogia freiriana desenvolvidas no contexto da linguagem corporal. Discutiremos formas de trabalhar com processos criativos em GPT impulsionados pela problematização de temas emergentes na atualidade e caminhos para transformação das temáticas em experimentações gímnicas, almejando uma composição coreográfica. Tal proposta tem o intuito de estimular o protagonismo e autonomia dos sujeitos envolvidos, possibilitando o aumento dos níveis de criticidade a partir da leitura de mundo e da construção do conhecimento de forma dialógica.

Dra. Priscila Lopes 

Doutora em Educação Física pela EEFE-USP. Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Líder do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas (GEPG). Coordenadora do Projeto de Extensão Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD). 


Curso 13 - Fitness – O 3º “F” da filosofia da GPT

Ementa: Vamos entender como aplicar a preparação física geral e específica nas aulas de Ginástica para Todos. Dentro da filosofia da prática da GPT, utilizando o peso do corpo e materiais simples, vamos entender como inserir os exercícios de força, flexibilidade, resistência muscular localizada e resistência aeróbia em nossas aulas, para preparar o nosso aluno para a realização dos fundamentos ginásticos.

Graciella Nadal 

Formada em Educação Física pela UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialista em Ginástica Rítmica pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Membra do comitê técnico de Ginástica para Todos da Federação Paranaense de Ginástica. Trabalha com ginástica rítmica competitiva desde 2002, e Ginástica para Todos desde 2012. Participou das Gymnaestradas de 2015 e 2019 com o Grupo Get Flex. Em 2021 participou do curso “Fundamentos da Ginástica” promovido pela Federação Internacional de Ginástica em Managua – Nicarágua, e agora vem compartilhar esse conhecimento com todos.


Curso 14 - GPT para crianças e famílias

Ementa: O curso oferece uma proposta que visa apresentar possibilidades e estratégias para a construção de aulas de ginástica para crianças e famílias de forma lúdica, criativa, observando os aspectos de segurança, favorecendo assim, a integração e o interesse pela prática da ginástica, oportunizando um ambiente de troca e compartilhamento entre os participantes.

Thais Cristina dos Santos Rodrigues

Educadora em atividades físico-esportivas no Sesc Belenzinho. Licenciada e Bacharel em Educação Física. Pós-graduada em Dança e consciência corporal. Professora de Yoga para crianças. Trabalha com a modalidade de Ginástica para Todos desde 2014.

Thaís Aparecida de Moura Almeida

Educadora em atividades físico-esportivas no Sesc Belenzinho. Graduada em Educação Física Bacharel e Licenciatura. Pós-graduada em Educação Física Escolar e Psicomotricidade. Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.


Curso 15 - GPT na Escola

Ementa: Segundo a Base Nacional Comum Curricular, a disciplina de Educação Física Escolar é composta pelos diversos temas da cultura corporal: os jogos, as danças, os esportes, as lutas e as ginásticas. No que se refere às ginásticas, a Ginástica Para Todos (GPT) apresenta como princípios, segundo Souza (1997), o trabalho em grupo, o bem-estar, o respeito, a união, o lúdico e o prazer pela prática. Além disso, o caráter não competitivo e que privilegia a demonstração e a participação de todos possibilita cenários propícios e convidativos ao ambiente da escola. Neste curso, iremos compartilhar possibilidades de abordagens no universo da GPT para o ambiente escolar.

Me. Cintia Moura 

Graduação em Bacharel e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Especialização em "Gestão em Qualidade de Vida na Empresa" pela Faculdade de Educação Física - UNICAMP. Mestranda na área de Educação Física, Adaptação e Saúde, na Faculdade de Educação Física - UNICAMP. Intercâmbio Educacional (International Youth Leader Education - IYLE) na Gymnastikhøjskolen i Ollerup, Dinamarca. Experiência profissional na área escolar (educação infantil, ensino fundamental e médio) há mais de 20 anos. No ensino superior, atuou como professora das disciplinas de Ginástica, Dança, Expressão Corporal e Arte para os cursos de Educação Física e Pedagogia, e como coordenadora de curso. Proprietária da Academia de Ginástica e Circo, TendaGym. 


Curso 16 - Ginástica para Todos e relações sociais: transitando entre diferença, reconhecimento e amizade

Ementa: Não apenas a Federação Internacional de Ginástica (FIG), mas também professores, pesquisadores e outros agentes envolvidos com a Ginástica para Todos (GPT) mencionam, recorrentemente, seus benefícios atrelados à socialização. Neste curso, a partir de pressupostos da Praxiologia Motriz e de teorias sociais que versam sobre as condições para cultivo e manutenção de relações sociais em nosso tempo, discutiremos as particularidades da GPT que podem potencializar a construção de vínculos, além de abordar diferentes relações sociais que emergem dos contextos de desenvolvimento desta prática gímnica.

Me. Fernanda Menegaldo

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp), com estágio no exterior no Instituto Nacional de Educació Física de Catalunya (INEFC) da Universitat de Barcelona. Mestra e graduada (Bacharelado e Licenciatura) pela FEF-Unicamp. Membra do Grupo de Pesquisa em Ginástica (GPG-Unicamp) e do Grupo de Estudos Praxiológicos (GEP-UFSM). Fez parte do Grupo Ginástico Unicamp (2012-2020). Foi ginasta (2000-2007), árbitra (2009-2016) e treinadora de Ginástica Rítmica. Desenvolve pesquisas na área da Ginástica, com aportes teóricos da Praxiologia Motriz e das Ciências Sociais. Foi docente do curso Educação Física da Faculdade de Americana (FAM) e atualmente, é docente no curso de Educação Física da Fundação Hermínio Ometto – Uniararas.


Curso 17 - A colaboração do pensamento sobre o corpo no campo das Artes na Ginástica Para Todos

Ementa: Curso teórico-prático onde será proposto pensar como algumas técnicas e práticas de educação somática, preparação corporal para a cena e pensamentos sobre o corpo em relação, experiência e presença, podem colaborar e dialogar com as metodologias de trabalho desenvolvidas por cada profissional na condução da prática de Ginástica Para Todos, e assim pensar o encontro dos campos do conhecimento das Artes, Pesquisa e Educação Física.

Me. Renata Frazão Matsuo

Graduada em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2003). Especialização em Fisiologia do Exercício pela Unifesp (2004). Mestrado em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu (2007). Doutoranda do Programa Mudança Social e Participação Política (PROMMUSP) da (EACH-USP). Pesquisadora e co-coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa ECOAR - Estudos em Corpo e Arte na EACH-USP. Docente e coordenadora da escola de danças Grand Petit. Docente na Universidade Paulista (UNIP) e Faculdade Flamingo, nas disciplinas de Ritmo e Dança, Metodologia da Pesquisa e Ginástica.

Paulo Henrique Cavalcante

Animador Cultural no Sesc Bom Retiro. Mestrando do programa de Mudança Social e Participação Política da EACH/USP. Especialista em Corpo: dança, teatro e performance pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Graduado em Educação Física pela UNICAMP. Participou do programa "International Youth Leader Education" na Dinamarca. Ex-membro do Grupo Ginástico Unicamp – GGU. Membro do grupo de pesquisa ECOAR, Estudos em Corpo e Arte na EACH-USP.


Curso 18 - Aspectos Artísticos na Ginástica para Todos

Ementa: O curso trabalhará os aspectos relevantes para as composições coreográficas de GPT, no que diz respeito ao seu caráter artístico, desde a escolha e exploração da música e tema (ritmo, dinâmica, caráter, ideia-guia); variedade do trabalho coletivo e expressão corporal, por meio do reconhecimento da intensidade dos movimentos. O curso será teórico e trará uma abordagem por meio de exemplos práticos para a compreensão de sua aplicação no cotidiano de grupos de GPT.

Dra. Lorena Nabanete dos Reis-Furtado

Doutora pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, na linha de Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esportes (2016-2020). Mestrado em Educação Física (2011) pelo programa associado UEM/UEL, na linha de Formação e Intervenção em Educação Física. Especialização em Ginástica Rítmica pela Universidade Norte do Paraná (2006). Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Participou de estudos na Gymnastikhojskolen i Ollerup, na Dinamarca (2005). Líder do Grupo de Estudos em Ginástica e Coordenadora do Grupo de GPT Gymnarteiros da Universidade Federal do Ceará e membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ginástica da USP (GYMNUSP). Atualmente é professora do instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ministra aulas de Introdução à Ginástica, Ginástica 1 e 2, Ginástica Escolar, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística. Presidente da Federação Cearense das Ginásticas (FCG) e árbitra internacional de ginástica rítmica. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Estudos da Ginástica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ginástica; Pedagogia do Esporte; Formação de atletas; Formação Competitiva de jovens atletas e Iniciação esportiva.


Curso 19 – Roda de Conversa

Ementa: As últimas décadas mostram uma crescente e diversificada capilarização da Ginástica para Todos (GPT) em programas socioeducativos, incluindo ações realizadas por ONGs, escolas, universidades, clubes desportivos, dentre outras organizações. Nesta roda de conversa pretendemos debater algumas destas possibilidades, destacando suas particularidades e o impacto que as mesmas têm produzido em seus contextos. De modo específico, experiências recentes do Sesc SP bem como de grupos universitários da UFAM e da UFVJM serão apresentadas, visando disparar diálogos e reflexões.

Getúlio Furtado Marinho

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e Mestrando na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, possui experiência em diversas áreas da Educação Física como pesquisas com ênfase em Ginástica para Todos, lazer, ludicidade e processos de desenvolvimento humano, atua com grande envolvimento em atividade física nos contextos culturais com engajamento em projetos de formação social, atualmente é educador de atividades físico-esportivas no no Sesc Bom Retiro, onde está envolto em projetos e programas esportivos e recreativos (ginástica para todos, esportes, práticas aquáticas, condicionamento físico e práticas corporais), desenvolvendo ações socioeducativas, de desenvolvimento humano e atividades práticas para todas as faixas etárias, além de atuar como pesquisador no Grupo de Pesquisa "Ginástica em diálogo" - LAPEGI (Laboratório de Pesquisas e Experiências em Ginástica) Unicamp.

Me. Lionela da Silva Corrêa

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Mestre em Ciências da Saúde pela UFAM. Doutoranda da Escola de Educação Física e Esporte – EFEE da Universidade de São Paulo – USP. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ginástica da USP - GYMNUSP. Docente do quadro efetivo da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF/UFAM. Coordenadora do Programa de dança, atividades circenses e ginástica – PRODAGIN.

Michelle Ferreira de Oliveira

Graduada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física pela ESEFFEGO/UEG e em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Mestra em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação - FE/UFG. Atualmente é doutoranda da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Membra do Laboratório de Pesquisas e Experiências em Ginástica (LAPEGI) e do Grupo de Pesquisas em Ginástica (GPG), ambos vinculados à Unicamp. Docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás. Foi coordenadora Geral da Pró-Reitoria de Extensão. Atualmente também é diretora do Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas da UEG. Coordena o projeto de extensão de GPT - Cignus desde 2010.

Mediação da Dra. Eliana Ayoub

Docente da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Licenciada e Bacharel em Educação Física pela FEF/Unicamp. Mestre e Doutora em Educação Física pela mesma instituição. Livre-Docente na área de Conhecimento e Linguagem pela FE/Unicamp. Membra fundadora e integrante do Grupo de Pesquisa em Ginástica (FEF/Unicamp) e líder do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação - Laborarte (FE/ Unicamp). Atua também como coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes) da Unicamp.


Curso 20 - Bioginástica: Preparação física, qualidade de vida e consciência corporal

Ementa: Serão apresentados os princípios da Bioginástica, método criado pelo Mestre Orlando Cani e fundamentado no Yoga, Tai Chi Chuan, Kempô e expressão corporal. A Bioginástica ajuda a desenvolver força, flexibilidade, equilíbrio e agilidade de forma espontânea e criativa. Através de uma movimentação fluida e dinâmica, traz uma abordagem de treinamento com foco na consciência corporal, na concentração e no controle da respiração para buscar o desenvolvimento das valências físicas e motoras.

Tiago Haddad

Professor de Educação Física formado pela UFRJ e pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Possui formação em Hatha Yoga, Bioginástica e Tai Chi Chuan. Atuou em diversas academias e realizou trabalhos de preparação física de equipes esportivas, atletas, lutadores e grupos teatrais. É docente em cursos e palestras sobre a Bioginástica em eventos e congressos.


Curso 21 - Se achegue para brincar neste terreiro: Culturas Populares e Ginástica para Todos em diálogos e processos de ressignificações

Ementa: Este curso convida ao diálogo e a discussão sobre a presença das expressões das culturas populares brasileiras nos processos criativos em Ginástica para Todos. Qual tem sido a contribuição da GPT para a valorização destas expressões? Há uma preocupação com as comunidades detentoras destes conhecimentos? Os processos criativos têm priorizado um estudo profundo destas expressões ou só produzido mais uma apresentação “para turista ver”? Iremos abordar a perspectiva colonizadora presente na GPT em relação às culturas populares e buscaremos apresentar caminhos para possíveis ressignificações.

Dra. Andresa de Souza Ugaya

Graduação, especialização, mestrado e doutorado pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. É docente do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É supervisora do Programa de Mestrado Profissional em Rede (ProEF) e vice supervisora do Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão (NUPE). Preside o Comitê de Ação Cultural (CAC). Coordena o Laboratório de Corporeidade, Cultura e Arte (LACCA) e o grupo cultural Pavio de Candieiro. Participa do grupo Batuque das MariA. Organizadora dos eventos Café Ancestral e África Que Soma. É membra da Associação Brasileira dos/as Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa. Membra do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres e do Conselho de Alimentação Escolar. É artista-brincante, capoeirista e mãe do Acauã.


Curso 22 - GPT Ação e Movimento para Idosos

Ementa: Com embasamentos teóricos, práticos e com recursos áudio visuais de forma dinâmica, este curso ensina os profissionais da área a trabalhar com a melhor idade. Teremos como base pedagógica destacar a importância da atividade lúdica no processo de ensino e aprendizagem de coreografias, com o intuito de educar brincando através do lúdico. O curso visa estimular os participantes por meio da recreação, do brincar e do lúdico, potencializando o desenvolvimento neurológico, físico, psíquico e social.

Me. Henrique Sanioto

Consultor, Empresário e Professor Universitário na UNIARARAS. Mestre em Pedagogia do Movimento pela UNICAMP. Pedagogo e Educador Físico, pós-graduado nos Estados Unidos e Cuba. Representou o Brasil em diversos países como: Alemanha, Suécia, Porto Rico, Portugal, Espanha, Áustria, Suíça, Finlândia e Itália. Coordenador de Recreação e Lazer do Clube Náutico de Araraquara. Técnico do Projeto de Ginástica para Todos “GPT” da Melhor Idade da Fundesport. Professor do Colégio Natureza. Integrante do Comitê de GPT da Federação Paulista de Ginástica e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolaridade do Departamento de Psicologia da Educação do Programa de Pós-graduação da UNESP de Araraquara.


Curso 23 - Os estilos de ensino na prática pedagógica da GPT

Ementa: O presente curso buscará promover a reflexão sobre os estilos de ensino e de suas interrelações com a prática pedagógica da GPT. A partir de casos pré-elaborados e/ou situações trazidas pelos participantes, todos serão convidados a exercitar a utilização de alguns estilos de ensino que fazem parte do espectro. Esperamos que a partir dessa experiência, os presentes possam levar para a sua prática profissional - seja ela com GPT ou com outras modalidades da cultura corporal de movimento – o reconhecimento da importância de se tomar consciência sobre a trilha de escolhas que está por trás de cada estilo e as repercussões de tais escolhas para a formação dos alunos/praticantes e para o programa desenvolvido.

Dra. Mariana Harumi Cruz Tsukamoto

Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo - Escola de Educação Física e Esporte (2012). Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2004) e graduação em Bacharelado em Esporte pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora do curso de graduação em Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e do programa de pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (FFLCH-USP). Tem experiência na área de Educação Física e Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, formação e atuação profissional, ginástica e artes marciais.


Curso 24 - Estratégia Pedagógica para a Construção Coreográfica Coletiva: a Soma de frases motoras

Ementa: Neste minicurso teórico-prático, participantes e palestrante irão discutir a criação coreográfica coletiva e seu espaço na Ginástica para Todos, experimentando um dos recursos metodológicos utilizados na proposta pedagógica do Grupo Ginástico Unicamp. Serão realizadas as seguintes etapas: breve discussão teórica e contextualização da composição coreográfica na Ginástica para Todos e apresentação e experimentação prática de construção coreográfica coletiva.

Dra. Daniela Bento-Soares

Doutora em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP), com período de Estágio Sanduíche na Cardiff Metropolitan University, financiado pela CAPES (Edital 19 - PDSE). Mestra em Educação Física e graduada em Educação Física (modalidades bacharelado e licenciatura) pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa em Ginástica - GPG, da FEF-Unicamp, do Grupo de Pesquisa Ginástica em Diálogo - LAPEGI, da FCA-Unicamp e líder do Grupo de Estudos em Atividades Gímnicas e Rítmicas - AGIR, do Centro Universitário UniEduk. Docente do Centro Universitário UniEduk e docente substituta da Unesp - Campus Rio Claro (2019 - atual). É docente permanente credenciada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) como professora e orientadora de Mestrado Profissional. Estuda e pesquisa nas áreas de Ginástica, Ginástica para Todos, Formação de Professores(as) e Treinadores(as) e Teoria Histórico-Cultural. Apaixonada por Ginástica, pessoas e relações sociais!


Curso 25 - Desenhos coreográficos na Ginástica para todos

Ementa: O curso pretende oferecer a teoria e prática do desenvolvimento de desenhos coreográficos na GPT. Para isso será abordado um breve conceito da GPT, a organização e desenvolvimento da sequência ginástica e a utilização do espaço nos desenhos coreográficos.

Me. Maria Teresa Bragagnolo Martins

Coordenou o Grupo de Ginástica para Todos da FEFISA por 20 anos. Integrante do Grupo Abaré de GPT. Participou de cinco Ginastradas Mundiais.


Curso 26 – Roda de Conversa

Ementa: Nessa roda, nossas convidadas irão debater o desenvolvimento da GPT, transitando pelas experiências da Federação Cearense de Ginástica, da Gerência de Educação Física e Esporte (GEFESP) da Fundação CASA e, nas múltiplas ações da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo GDFE) do Sesc SP; ampliando o diálogo com outras possibilidades que estão configurando-se nas mais distintas organizações socioeducacionais brasileiras. 

Dra. Lorena Nabanete dos Reis Furtado

Doutora pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, na linha de Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esportes (2016-2020). Mestrado em Educação Física (2011) pelo programa associado UEM/UEL, na linha de Formação e Intervenção em Educação Física. Especialização em Ginástica Rítmica pela Universidade Norte do Paraná (2006). Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Participou de estudos na Gymnastikhojskolen i Ollerup, na Dinamarca (2005). Líder do Grupo de Estudos em Ginástica e Coordenadora do Grupo de GPT Gymnarteiros da Universidade Federal do Ceará e membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ginástica da USP (GYMNUSP). Atualmente é professora do instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ministra aulas de Introdução à Ginástica, Ginástica 1 e 2, Ginástica Escolar, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística. Presidente da Federação Cearense das Ginásticas (FCG) e árbitra internacional de ginástica rítmica. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Estudos da Ginástica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ginástica; Pedagogia do Esporte; Formação de atletas; Formação Competitiva de jovens atletas e Iniciação esportiva.

Valéria Maria Gonçalves

Formada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, no curso de graduação de Educação Física em 1992, com pós em Musculação e Especialização em ginástica e Danças Folclóricas pela mesma instituição. Atuação por 7 anos em projetos sociais pela Secretária Social do Município de São Paulo de 1993 a 2001, bem como Instrutora pelo Sesc e desde 2002 atuando na Fundação CASA, sendo deste tempo, 14 anos como Técnica de Educação Física pela Gerência de Educação Física e Esporte - GEFESP.

Alessandra Galvão

Graduada em Educação Física, atua na gestão de programas, projetos e eventos na área da atividade física, esporte e lazer há 14 anos. É assistente técnica na Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc São Paulo, onde, desde 2017, coordena ações vinculadas à GPT e compõe a comissão organizadora do Fórum Internacional de Ginástica para Todos (2018 e 2022).

Mediação do Dr. Marcus Vinícius Ambrósio 

Graduado em Educação Física pela UFMG, Mestre em Educação pela UNINCOR e Doutor em Educação pela Universidad SEK do Chile. Professor do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, coordenador do Grupo Ginástico PUC Minas e do Projeto de Extensão Bem Viver. Já foi presidente da Federação Mineira de Ginástica e Árbitro de Ginástica Artística da Confederação Brasileira de Ginástica.


Curso 27 – Ginástica na República Tcheca: A experiência da SOKOL

Ementa: Esse curso será dividido em duas partes, uma parte teórica e outra prática. Na parte teórica, os participantes mergulharão no excitante mundo das apresentações tradicionais de grandes grupos na sociedade Tcheca conhecidos como "Slet". O primeiro Slet aconteceu em 1882 em comemoração ao vigésimo aniversário da Sokol na cidade de Praga. Até hoje, foram realizadas dezesseis edições do evento e o próximo está previsto para acontecer em 2024. Algumas edições do Slet como as de 1938 e 1948 tiveram uma grande importância histórica e demonstraram uma maestria na apresentação de coreografias com grandes grupos. Nessa parte teórica do curso, apresentaremos a história de como esse movimento se iniciou, como está organizado e quais são os processos criativos por trás das apresentações coreográficas com grandes grupos. Na parte prática, nos reuniremos e faremos uma jornada pela ginástica tradicional da SOKOL até os jogos realizados com alguns equipamentos não convencionais. Aprenderemos algumas das coreografias do "Slet" e rotinas rítmicas iniciais. Prepare-se para se mover, rir e até mesmo participar de um jogo da memória!

Ms. Martin Chlumsky

Primeiro vice-presidente da Organização Tcheca Sokol desde 2013.  Diretor da Escola Central da Sokol desde 2013. Professor de Ginástica Para Todos, Jogos e Brincadeiras na Organização Tcheca Sokol. Responsável pelo desenvolvimento de cursos educacionais Palestrante no Congresso Be Active/Move Quality na Bulgária em 2015. Co-autor e coreógrafo de 2 apresentações de grande área no Slet de 2006 e 2012. Membro desde 2013 do subcomitê de Esporte Para Todos no Comitê Olímpico Tcheco. 




SOBRE O SESC

O Sesc - Serviço Social do Comércio é uma instituição privada que promove o bem-estar social, o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que trabalham nos setores do comércio de bens, serviços e turismo, e da comunidade em geral. Em Campinas o Sesc teve a 1ª instalação no Centro Social Alfredo Aranha de Miranda, na Rua Francisco Glicério, 935, inaugurado em 20 de março de 1948. Em 8 de junho de 1975 foi inaugurada a sede na Rua Dom José I, 270, local este que desenvolve as atividades culturais até hoje. Em todas as mais de 40 unidades, inclusive na do Sesc Campinas, o público pode praticar atividades esportivas, desenvolver hábitos para uma vida mais saudável, participar de excursões e passeios turísticos, adquirir novos conhecimentos e habilidades, frequentar teatros, cinemas, bibliotecas, salas de exposição e outros espaços culturais, além de desfrutar de momentos de lazer com a família e amigos.


SOBRE A UNICAMP

Fundada em 1966 e localizada no Estado de São Paulo, a Unicamp possui três campi (Campinas, Piracicaba e Limeira) e compreende 24 unidades de ensino e pesquisa, um vasto complexo de saúde com duas grandes unidades hospitalares, além de 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos e uma série de unidades de apoio. Conta com aproximadamente 34 mil alunos matriculados em 66 cursos de graduação e 153 programas de pós-graduação, respondendo por 8% da pesquisa acadêmica no Brasil e 12% da pós-graduação nacional. Está no ranking internacional universitário como a mais importante universidade da América Latina.